terça-feira, 6 de outubro de 2015

A INSERÇÃO DO BRASIL NO SISTEMA COLONIAL


DESCOBRIMENTO DO BRASIL

Em 1500, Brasil era habitado por cerca de 5 milhões de índios. Atualmente há cerca de 500 mil. De lá para cá, o que ocorreu com os índios??



Ocorreu um processo de dominação portuguesa que levou a extinção de boa parte da população nativa. 


"DESCOBRIMENTO"??

Em 22 de abril de 1500: Pedro Álvares Cabral chegou ao Brasil. Tomaram posse da terra “descoberta” e lhe deram o nome de Ilha de Vera Cruz.
Convém destacar todo um questionamento e revisionismo em torno do termo descobrimento. 

Primeiro, por se tratar de uma visão europeia da história, onde o Brasil começa a fazer parte da história tão somente quando entra na história de Portugal e das Grandes Navegações, ignorando o fato da existência de diversas tribos de índios no território brasileiro.

Segundo, o termo descobrimento pode indicar certa ocasionalidade na Descoberta do Brasil, como se tal fato tivesse sido por acaso, "sem querer". Observe o mapa abaixo do Tratado de Tordesilhas e acompanhe o raciocínio:



Em 1493, Portugal e Espanha, pioneiras nas Grandes Navegações, assinaram um Tratado chamado Bula Intercoetera que, basicamente, dividia o mundo em dois lados, a partir de uma linha imaginária a 110 léguas da Ilha de Cabo Verde. As terras a oeste desta linha, seriam possessões espanholas, enquanto as terras ao leste seriam possessões portuguesas.

Um ano depois, em 1494, Portugal solicitou, inclusive com participação do Papa, que esse tratado fosse, digamos, refeito, e que a linha imaginária fosse"empurrada" para 370 léguas da Ilha de Cabo Verde. Esse novo formato ficou conhecido como Tratado de Tordesilhas. 

Agora, reparem bem: por quê Portugal queriam tanto "empurrar" essa linha imaginária para o lado oeste? Você reconhece a porção de terra que passou a ser possessão portuguesa após a assinatura do Tratado de Tordesilhas? 

Isso mesmo! Desde 1494, segundo esse Tratado, boa parte do Brasil já era de Portugal, 6 anos antes do "Descobrimento". Portanto, podemos nos referir a esse evento de 22 de abril de 1500 como o Descobrimento do Brasil, mas devemos ter em mente uma visão mais crítica dos acontecimentos. 


PERÍODO PRÉ-COLONIAL 



Entre os anos de 1500 e 1530, Portugal não nutriu muito interesse pela sua nova colônia. Devido a esse certo desinteresse, podemos chamar esse período como Período Pré-colonial. 
Portugal só iria iniciar o processo de colonização do Brasil a partir de 1530. 
COLONIZAR: dominar um território fora de seu próprio e fazê-lo produzir riquezas em benefício do colonizador.

Motivos do desinteresse;
- Ocupação e exploração demoraram a despertar o interesse de Portugal: não havia, aparentemente, ouro e prata, pelo menos não tão facilmente encontrado como foi pelos espanhóis;
- O comércio português com as especiarias do oriente estava no auge, rendendo muitos benefícios à Portugal que, naquele momento, preferiu investir neste comércio do que no desconhecido Brasil;


O CHOQUE ENTRE DOIS MUNDOS

Primeiros contatos entre portugueses e nativos foi amistoso.
Relação amistosa não durou muito. Motivo: ambição portuguesa em obter riquezas e converter os índios ao catolicismo.

Apesar do desinteresse português, podemos dizer que pelo menos uma atividade comercial ocorreu durante o período pré-colonial: o EXTRATIVISMO DO Pau-brasil.





Para obter o Pau-brasil, os portugueses utilizaram os índios no corte e transporte da madeira. Em troca, davam materiais desconhecidos para eles, como espelhos, pentes, etc. Essa relação de trabalho ficou conhecido como ESCAMBO (bem diferente de escravidão). 

Escute a música abaixo e fique atento à letra. Você consegue perceber uma crítica ao processo de colonização e a prática de escambo?


Fatores econômicos da exploração do Pau-brasil:
- desta madeira era retirado um pigmento da cor vermelha, usado na Europa, à época, para tingir tecidos;
- a madeira, por ser resistente, era usada para construção de móveis;  

O índio, quando obtinha o que queria, não trabalhava mais, pois não tinham o desejo de acumular coisas além do necessário. Não era da sua cultura o desejo de acúmulo de materiais.  
Resultado: portugueses inconformados com a “preguiça” dos índios – posterior escravização dos índios. 

Agora, assista os vídeos a seguir e fique atento às explicações adicionais:



Nenhum comentário:

Postar um comentário